Animais misticos
Centauro :Com o torso e a cabeça de um homem sobre o corpo de um cavalo, o centauro combina a natureza instintiva do animal com a raão e a virtude do homem. Na mitologia grega, Quíron, um respeitado mestre, era um centauro. O centauro é também um símbolo cristão do homem dividido entre o bem e o mal.
Dragão Alado :: Este dragão estilizado anglo-saxónico figura num escudo. Tem na boca aquilo que parece ser uma pérola - talvez a pérola da imortalidade.
Dragão Basilisco :Normalmente representado como uma espécie de serpente, o basilisco pode também ter as pernas e as asas de um dragão. Na Europa medieval, cria-se que seu bafo e olhar eram fatais. É um símbolo da morte.
Dragão Chinês: Símbolo do Imperador, da energia masculina e da fertilidade, o dragão chinês é um animal benigno e a quinta criatura da zodíaco chinês. Guarda o Oriente e representa o nascer do sol, a Primavera e as chuvas (à chuva torrencial, chamam os Chineses "chuva do dragão"). Há quatro tipos de dragões na mitologia chinesa - dragões do ar, da terra, da água e do espírito. As danças e as corridas de barco do dragão são muito populares na China.
Fênix: A fênix, por vezes conhecida como pássaro de fogo, deixa-se consumir pelo fogo todos os cem anos para mais tarde renascer das cinas. É um símbolo universal da morte pelo fogo, ressurreição, imortalidade e também do sol. É ainda um símbolo da docilidade, pois alimenta-se de orvalho e não faz mal a nenhuma criatura viva. Na China, representa a imperadora e, com o dragão, significa a amizade indestrutível. No México, a fênix acompanhava o grande deus Quetzalcoatl, e, para os primeiros Cristãos, simboliava o Cristo.
Garuda : Montada de Vixnu, Garuda é normalmente representado meio- homem, meio-águia. Muitas vezes tem um corpo de ouro. É uma criatura nobre e distinta que representa o sol e é um pássaro da vida. Surge amiúde, combatendo os seus grandes inimigos, as serpentes.
Minotauro: Esta criatura, com a metade superior de um touro vivia no famoso abirinto de Creta. Todos os Anos, devorava sete raparigas e sete rapazes, sorteados para tentarem apaziguar o monstro. O herói Teseu decidiu desafiá-lo e acabar com os instintos mais vis do homem.
Pégaso: O grande corcel alado do herói grego Belerofonte nasceu do sangue de Medusa e transportou o raio de Zeus. Pégaso simboliza a velocidade e as tempestades. Um cavalo idêntico existia nas lendas medievais - o hipogrifo, símbolo do poder inato e da capacidade para transformar o mal no bem.
São Jorge e o Dragão: Os Cristãos equiparam o dragão à serpente, a tentadora de Eva no Jardim do Éden. O dragão também era o mal, uma encarnação dos aspectos mais vis da natureza humana. Matando o dragão, o vencedor supera a heresia e o mal e também os seus próprios desejos primitivos. São Jorge é o patrono da Inglaterra e de todos os soldados.
Sereiras: Ulisses é avisado de que deve ter cuidado com as sereias, cuja vozes têm o poder de seduzir os homens e levá-los a morte. Ordena aos tripulantes que o prendam ao mastro do navio e que tapem os ouvidos com cera, a fim de que sé ele possa ouvir a canção das sereias sem correr riscos. O artista deu a duas sereias uma forma humana e a terceira tem uma cauda de peixe.
Unicórnio: O unicórnio é puro e incorruptível. Na china, representa a afabilidade, boa votade, sabedoria e longevidade; no Cristianismo, representa Cristo. Segundo a tradição medieval, o corno do unicórnio era um poderoso antídoto contra os venenos, mas o animal era tão selvagem que nenhum caçador conseguia caça-lo. Só uma virgem era capaz de atrair e amansar o unicórnio.
Budismo. O Budismo assenta na não-violência, compaixão e caridade. O seu objetivo é a Iluminação, que põe termo ao ciclo de nascimento e renascimento e conduz ao Nirvana (à letra: extinção), ou integração no cosmos. O budismo desenvolveu-se a partir dos ensinamentos de Gautama Buda, nascido como Princepe Siddhartha no nordeste da Índia, em meados do século VI a.C.. Siddhartha renunciou à vida mundana para buscar uma existência liberta do sofrimento. Quando alcançou esse objetivo, através da meditação e do ascetismo, foi denominado o Buda, ou o Iluminado.
Bodhisattva: Segundo uma escola do budismo, os Bodhisattvas são seres iluminados que adiam o Nirvana para ajudarem os outros a chegar à iluminação - o mais profundo ato de compaixão, surge aqui com onze cabeças e um milhar de braços, a fim de poder hegar a todos os seres conscientes. Cada mão segura um objeto que simboliza um atributo Buda.
Buda Muchalinda: Quando o Buda se encontrava em profunda meditação, houve uma violenta tempestade e chuva torrencial. A grande serpente Muchalinda ergueu o Venerável enrolando-o nas suas muitas voltas e protegeu-o da huva com os seus muitos capuzes.
Buda Reclinado : Após uma vida dedicada ao ensinamento, o Buda morreu e entrou no Nirvana para nunca mais renascer. Isto é usualmente simbolizado pela asana Parinirvana, em que o Buda se reclina sobre o seu lado direito.
Buda Risonho : Mi Lo Fo é uma forma de Maitreya, o futuro Buda. O nome significa o Buda afável que se ri do destino, e a sua obesidade contém a sabedoria do universo.
Cristianismo. O Cristianismo encontra suas raízes na fé judaica: o Velho Testamento da Bíblia contém profecias quanto ao surgimento de um Messias (salvador). Os Cristãos crêem que estas profecias foram cumpridas com Jesus, que acreditam ser o Filho de Deus. Os seus ensinamentos, registrados nos evangelhos do Novo Testamento, acentuam o amor fraterno e a compaixão e relevam grande riquesa ao nível da significação simbólica. Desde o seu nascimento, há dois mil anos, que a igreja cristã se dividiu em muitos ramos, mas todos os Cristãos estão unidos na crença central de que Cristo morreu para redimir os pecados do mundo e de sua ressurreição ofereceu a salvação.
Beija Flor: É uma ave símbolo do Santo Daime, assim como para os índios Kampa o pássaro japiim está associado ao “camampi” (ayahuasca). O beija-flor também representa a cura produzida pelo Santo Daime, e muitos daimistas vêem essa ave como um sinal da presença espiritual do Padrinho Sebastião, o mentor da vertente contemporânea da doutrina da floresta.
Coroa de espinhos: A coroa de espinhos que Cristo foi obrigado a usar é um símbolo de sua crucificação.
Crucifixo: O anel da cruz céltica, símbolo do cristianismo irlandês, representa o sol e a eternidade.
Cruz Ancora: Simboliza esperança dos cristãos em Cristo. Esta cruz também foi emblema de São Clemente, Bispo de Roma, que de acordo com a tradição foi amarado numa âncora e lançado ao mar pelo imperador Trajano. Símbolo da esperança dos cristãos em Cristo. De acordo com a tradição, São Clemente, Bispo de Roma foi amarrado em uma âncora e lançado ao mar pelo imperador Trajano, tornando-se esta cruz, símbolo de São Clemente.
Estrela de Salomão: Esta estrela de seis pontas, surgida do cruzamento dos triângulos do fogo (com a ponta para cima) e da águia (com a ponta para baixo), é um dos símbolos mais utilizados. É dele que se origina o formato hexagonal da planta das igrejas, em cujo centro encontra-se uma mesa de madeira com seis pontas, representando a Estrela de Salomão, que representa o Rei da Ciência. Essa estrela também ornamenta a farda (roupa oficial) do homem e da mulher, sendo feita de metal e colocada sobre o peito do daimista. Trata-se de um broxe que indica a condição de iniciado na doutrina. Ao centro, traz uma Lua crescente encimada por uma Águia alçando vôo. A Lua representa a Nossa Senhora da Conceição / Rainha da Floresta e a Águia, por ser o pássaro que vê mais luz e alcança as maiores altitudes, significa as visões (mirações) obtida pelo daimista.
Jesus Cristo: Este ícone mostra Cristo abençoado à maneira da igreja oriental. O polegar em forma um círculo com o anular e o dedo do meio e o indicador cruzam-se. Isto representa Qui e Rô, as duas primeiras letras gregas do nome Cristo. Crê-se que os ícones encarnam verdades espirituais.
Peixes: O peixe é um símbolo de Cristo, porque, em Grego, as primeiras letras da palavra Jesus Cristo, filho de Deus, Salvador, Lêem-se Ikhthus, ou peixe. Três peixes juntos representam a Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Pomba: João Baptista viu o Espírito Santo penetrar em Jesus sob a forma de uma pomba
Rosário:: O rosário é ao mesmo tempo a repetição da oração e o fio de contas usado para contar cada encantação. O seu nome deriva de rosa, símbolo de Maria.
Sol : O Astro-Rei é a fonte de toda a vida na terra, é o centro ao redor do qual gira o nosso sistema planetário. A reverência ao seu Espírito criador alimentou ritos de adoração ao Sol em vários povos, sendo que no continente americano destacam-se os incas e os astecas. A luz solar é ampla e constante revela-nos com clareza a realidade externa, limpa-nos das impurezas. Também reflete o nosso próprio sol interior, indica o renascimento a que todos nós deveremos passar para ganhar a consciência da nossa verdadeira identidade espiritual. No Santo Daime o Sol é cantado e reverenciado em inúmeros hinos, pois está associado ao Cristo, que foi um enviado solar. Cada novo dia que nasce é um novo símbolo da ressurreição do filho de Deus, recebido como Mestre e Irmão amado pelo daimista.
Virgem Maria: Nas igrejas oriental e católica romana, Maria, a mãe de Jesus, tem o seu próprio culto. Intercede entre os homens e Deus e é chamada amiúde a Mãe de Deus. O culto de Maria é similar a alguns cultos de deusas mães e resulta da necessidade de uma figura maternal.
Egípcios: Os deuses egípcios resultam da fusão de duas culturas anteriores, uma com deuses de formas humanas e outra com deuses de formas animais. Gradulmente, desenvolveu-se uma religião notável, centrada no culto dos mortos.
Amon-Rá: O deus Amon poderia ser representado de várias formas: como um animal, com um homem, ou como um homem com cabça de animal. O deus criador Amon fundiu-se com Rá, o deus do sol, dando origem a Amon-Rá. Eera o poder do vento invisível e a alma de todas as coisa, deus Sol, deus supremo, rei do mundo. Era o criador dos homens. Nem os outros deuses conseguiram entender sua misteriosa natureza
Anúbis: Originalmente deus dos mortos, com a cabeça de chacal, Anúbis foi suplantado por Osíris. Contudo, era o protetor dos mortos e encontramos nos túmulos muitas imagens suas. Conhecido também como deus do embalsamamento, era guardião das necrópoles, das tumbas e presidia às mumificações.
Toth: Thot faz a contagem dos anos, que ajuda os mortos e que protege Osíris, e por isto é considerado o deus da lua e do tempo e senhor do mundo do além. Thot é representado como um homem com cabeça de íbis ou como um babuíno, estes dois aimais lhe eram consagrados. Toth servia de secretário na assembléia dos deuses e por isto a invenção da escrita foi atribuída a ele.
Espíritos dos Antepassados e da Natureza: Em todas as regiões do mundo, numa ou noutra época, houve a crença de que tudo na natureza possui uma alma ou um espírito. Os espíritos das árvores, montanhas, plantas, rios e rochas estão sempre presentes e são venerados, a fim de que o homem e a natureza possam coexisitr em harmonia. Os espíritos dos antepassados tambem são fundamentais nas crenças de muitos povos. Quando alguém morre, junta-se aos antepassados e vela pelos laços da comunidade com o passado. Alguns espíritos têm um caráter protetor e servem para defender uma comunidade ou um indivíduo em tempos de perigo. Podem surgir na proa de um barco, num escudo, numa lança, num capacete, e podem ter um aspeto temível, a fim de afugentarem o mal ou o inimígo na batalha.
Confúcio : Confúcio, que viveu no século VI a.C., continua a ser para os Chineses o grande mestre que propôs uma doutrina baseada na lealdade e no respeito para com os pais, o clã e o estado. Defendendo a lealdade do clã, acentuou a importância dos antepassados e fortaleceu o seu culto, que já era popular na China. Imagens de Confúcio podem ser encontradas em muitos templos domésticos tradicionais, sobretudo entre os chineses que vivem no estrangeiro, refletindo o respeito pelos valores chineses clássicos.
Daikoku: Deus da abundância e portanto da fertilidade, Daikoku concede boas colheitas e traz prosperidade.
Totem : O poste totêmico simboliza a relação entre uma tribo ou clã e o seu antepassado. Figuras de antepassados humanos e animais são esculpidas no poste e oferendas são feitas a essas figuras sagradas. Isto revela respeito pelos atepassados e solidariedade com o clã, que descende todo de um antepassado.
Gregos: No segundo milênio a.C., a religião egeia girava em torno do culto de uma deusa mãe; mais tarde porém, o centro da civilização mudou-se para o continente e os Gregos passaram a adorar muitos deuses que lutavam, discutiam e amavam como se fossem humanos.
Afrodite: Segundo a mitologia grega, a deusa nesceu do mar, emergindo de uma vieira. Esta imagem estimulou a imaginação de poetas e pintores de todos os tempos. Afrodite simboloza o amor e a beleza
Atena : Filha de Zeus, Atena era a deusa da sabedoria e do conhecimento, mas também da guerra (daí o capacete). Representada muitas vezes com uma coruja, era a deusa patrona de Atenas e a sua coruja tornou-se o emblema desta cidade.
Eros : Conhecido pelos Romanos como Cupido, Eros era um símbolo do amor terreno. Filho de Vênus, andava sempre com um arco e flechas, com as quais trepassava os corações de suas vítimas, levando-as a apaixonar-se perdidamente.
Posídon : Irmão de Zeus e deus do mar, Posidon (o Netuno romano) simbolizava o poder das águas. Empunhava um tridente, símbolo da criação, e podia proteger os viajantes marítimos.
Zeus : Zeus era o rei dos deuses e o deus dos céus. As suas famosas conquistas amorosas refletem a conquista pelos Gregos de muitas regiões remotas e a absorção dos seus cultos em torno de deusas mães. Zeus simbolizava a ordem racional da Civilização Helênica. Geralmenterra representado como homem forte e barbado, de aspecto majestoso.
Hinduísmo: O hinduísmo é a principal religião da índia. Desenvolveu-se ao longo de milénios e abarca um complexo conjunto de tradições, crenças religiosas, filosofia e mitologia. As raízes de hinduísmo podem ser encontradas nos Arianos, que chegaram à Índia com o seu panteão de deuses masculinos no segundo milénio a.C.. Os povos indígenas do vale de Indo tinham fortes crenças religiosas, centradas em cultos de fertilidade e numa Deusa Mãe. Os Arianos adotam muitas das suas crenças, incluindo a Deusa. Todos os deuses e deusas do hinduísmo, incluindo Brama (criador), Vixnu (preservador), Xiva (destruidor) e a Deusa são aspectos de Braman, o único princípio eterno
Apsaras : Sensuais ninfas como esta podem ser vistas nas paredes dos templos. Representam as nuvens carregadas de chuva e os nevoeiros e estão associadas à fertilidade e ao crescimento.
Brahma: As quatro cabeças de Brahma, o criador, simbolizam os quatro pontos cardeais, os quatro Vedas, ou textos religiosos, e as quatro castas do hinduísmo.
Brahma tornou-se menos importante que Vishbu, Shiva, e a Deusa.
Durga: Durga é o lado feroz da Deusa mãe e empunha várias armas nas suas muitas mãos. Simboliza os aspectos mais ativos e destrutivos da natureza feminina.
Ganesha : Ganesha supera todos os obstáculos e é o deus das novas venturas. Tem a cabeça de um elefante, capaz de penetrar na mais densa selva. Segundo a lenda, Shiva decaptou por engano o deus e só foi possível encontrar uma cabeça de elefante para substituir a cabeça degolada.
Hanuman : Hamuman, o poderoso macaco general da epopéia Ramayana, representa a lealdade, a devoção religiosa e a coragem.
Krishna : Encarnação de Vishnu, Krishna personifica o amor divino. As suas aventuras são descritas no Bhagvar Purana.
Lótus : No Budismo e no Hinduísmo, uma flor de lótus ainda em botão representa as possibilidades infinitas. Quando está aberta, simboliza a criação do Universo. A flor de lótus de "mil pétalas" é a espiritualidade em seu mais alto grau de perfeição. Símbolo da elevação do espírito, da luz, da meditação, da pureza e da imortalidade
OM: O monossílabo sagrado é considerado o de todos os mantras, palavras ou sons divinos e poderosos. O som A-U-M é considerado um som eterno, no qual coexistem o passado, o presente e o futuro.
Puranas: Os "Puranas'' (à letra: velhas histórias) fazem parte dos textos sagrados hindus, transmitem o saber tradicional hindu sob a forma da poesia popular. As crenças populares do hinduísmo estão todas neste livro. A pesar dos textos serem sobrepostos, o corpo purânico é extremamente complexo e fornecem argumentos para uma grande quantidade de cultos, sistemas religiosos e filosóficos do hinduísmo, às vezes muito conflitantes entre si.
Shiva : Originalmente um deus da montanha, Shiva, que significa auspicioso, é o deus da destruição precede a criação. Pode ser venerado como um linga, ou símbolo fálico, como um asceta, um professor, ou como um dançarino na grande dança da criação e destruição.
Vishnu : Originalmente relacionado com o sol, Vishnu é o preservador do universo e a encarnação do amor, verdade, ordem e compaixão. Para os seus adoradores, ele é o ser supremo, do qual tudo emana. Cavalga sobre Garuda, o pássaro fabuloso, ou descança sobre Ananta, a serpente cósmica. A fim de restaurar o equlíbrio cósmico, Vishnu encarnou na terra em nove avataras, ou encarações, algumas humanas, outras animais. A décima encarnação, o cavalo, ainda está para vir.
Judaísmo: O Judaismo emergiu por volta do século XIV a.C. e evoluiu no sentido de uma religião fortemente monoteísta, baseada num diálogo entre Deus, ou Javé, e o seu povo eleito, os Judeus. Os patriarcas do judaísmo são os antigos chefes, Abraão, o seu filho Isaac, o seu neto Jacob, cujos feitos estão registrados no Génesis, o primeiro livro da Bíblia. Hoje, os Judeus estão dispersos pelo mundo, mas une-os uma cultura centrada na história, na lei e na vida familiar judaicas.
Estrela de Davi : Símbolo capital do judaísmo e do Estado judeu, a estrela de Davi está também ligada ao misticismo judeu. Os seus triângulos representam o sol, o fogo e a energia masculina em união coma lua, a água e a energia feminina.
Orientais: Os temas orientais, sobretudo os japoneses e chineses, a muito, estão entre os mais procurados nos estúdios de tatuagem. As misteriosas máscaras, os poderosos e protetores dragões, as belas gueixas, as suaves flores, os guerreiros samurais, as virtuosas carpas e as escritas kanji, são alguns dos principais representantes da arte e história
Ayakashi: Esta máscara foi atribuída a um comandande militar morto com um sentimento de forte rancor. Esta mascara exprime o seu coração e sua dignidade. O caráter e grande vontade frente ao mundo, são representado por olhos de anéis brilhantes no personagem.
Carpa: Segundo a lenda, o destino das carpas era chegar a fonte do Huang Ho, o Rio Amarelo. Este caminho é seguido na altura da desova, assim, as carpas precisam saltar vales repletos de cachoeiras, em direção à montanha Jishinhan. As carpas ou Koi, que conseguem subir a cascata de Longman Falls ou Portão do Dragão, transformam-se em dragões. Segundo a Mitologia, somente as carpas que voltam do rio adquirem o aspecto de "mau" dos dragões. Nas tatuagens é atribuído o significado de força para conquistar objetivos e superação de obstáculos. A carpa descendo o rio, quer dizer que foram alcançados os objetivos.
Chien-Tang: O dragão Chien-Tang controla todos os outros dragões, seu sangue é vermelho, tem 900 metros de extensão e possui uma juba flamejante.
Dragão: O dragão chinês Lung, ou dragão imperial, representa a masculinidade e segmentos Yang, foi também o ícone da Família Imperial Chinesa, sendo ainda hoje relacionado ao poder do imperador da China. A imagem de Lung é muitas vezes encontrada em construções e bandeiras. Segundo o povo chinês, o dragão é o governador de todo o Cosmo, e representante da longevidade e prosperidade. Os dragões têm cinco patas e geralmente não ostentam uma pérola em sua boca, em baixo do queixo ou em baixo de suas garras. A pérola fortalece o dragão e o permite ganhar os céus. Os dragões preto ou azul, habitam as profundezas do oceano, ou na caverna o grande rio e guardam as pérolas dentro de sua garganta. As cores podem variar, alguns variam entre o verde e o dourado, já o Chiao, possui listras no dorso nas cores branca e verde, sua barriga é vermelha e, entre a barriga e as costas, apresenta um tom amarelado. O dragão é formado por: crânio semelhante a um camelo, chifres de Cervo, olhos de coelhos, orelhas de touros, barriga de sapo, escamas de carpas, patas de tigres e garras de águias. Para tactear os lagos frequentados pelos dragões, usavam seus grandes pares de dentes caninos. Os orientais contam com cento e dezessete escamas, sendo oitenta e uma yang e trinta e seis Yin, determinando assim o seu caráter. Reza a lenda que os dragões têm nove crias, cada uma delas com personalidades distintas: a imprudência é a característica do dragão Haoxian; Yazi é belicoso e valente, por vezes sua imagem é empregada em armas; Bixi, não gosta de ficar só; Quiniu, grande apreciador de melodias, muitas vezes grafados em instrumentos musicais, sobretudo os de cordas; Chiwen, sempre a olhar para o horizonte; Suanmi, gosta muito de fogo, por isto, pode ser visto em queimadores de incensos; Pulao, aprecia um bom rugido e faz parte da decoração de sinos; Jiaotu,
Espectro Nekomata: nicialmente o Espectro Nekomata é um gato como outro qualquer, entretanto, conforme envelhece o Espectro Nekomata adquire forças sobrenaturais. Estas novas forças vêem acompanhadas de uma cauda espiritual que se divide em duas e um aspecto mais agressivo.
Fudô Myôô: Kannon é apresentado na índia, seu local de origem, como um homem chamado Fudô Myôô. Fudô Myôô guarda o inferno e aparece sempre com uma corda em suas mãos, com esta corda Fudô Myôô amarra o mal existente, com sua espada, o guardião enfrenta seus inimigos.
Futs-lung: O dragão Futs lung é o controlador que protege as pedras preciosas, metais do planeta e outros tesouros do planeta, ocultos em cavernas subterrâneas. Geralmente não inteferem na vida do homem e têm uma personalidade estrovertida.
Grandes Quedas: O destino das carpas é transformarem-se em dragões, a fase primária de transformação de uma carpa em dragão é chamada de Grandes Quedas ou Portões do Dragão. Após subirem Grandes Quedas, nasce um chifre e espigões nas carpas, recebem fortes barbatanas e seu corpo é transformado em ouro. As corredeiras das Grandes Quedas são chamadas de Uzushio, que significa corredeira final.
Hannia: A máscara Hannia é dotada de dentes ameaçadores, boca grande e chifres. A sua imagem expressa dor, ciúme e tristesa feminina. A Hannia representa a raiva de uma mulher, que após muita raiva e ciúmes, adiquire este aspecto. Certamente, a Hannya é a máscara Nô mais divulgada no ocidente. Acredita-se que a máscara Hannya tem o poder de afugentar os maus espíritos.
Higoi: Higoi são as carpas vermelhas, provenientes de transformações genéticas. Geralmente é ilustrada nadando no rio e representa mãe.
Hiragata-Hannya: Como muitas outras máscaras, a Hiragata-Hannya originou-se na era conhecida como Katamura. Acredita-se que a Hiragata-hannya originou a Hannya. A máscara tem um aspecto primitivo e pouco elaborado.
Irezumi : São chamadas de Irezumi as grandes tatuagens tradicionais japonesas. Estas tatuagens muitas vezes cobrem boa parte do corpo. Existem diversas formas de Irezumi, o formato Kame, assemelha-se ao casco das tartarugas. Posicionada nas costas, a tatuagem inicia-se a altura dos ombros, inclui a parte de trás dos dois braços, tórax e parte das nádegas. O formato Katate-bori cobre um ombro e braço com apenas um desenho principal.
Jinki : O Jinki tem o formato de uma tartaruga com orelhas. Entre as bestas espirituais misteriosas esta o Jinki, acompanhado de Hou, Rin e Ryu. Entre os poderes do Jink, considerados sobrenaturais, está a previsão do futuro. O Jinki ou tartaruga espiritual é um símbolo de perseverança e adorada como Mensageira de Deus.
Kawazu: Kawazu no teatro Nô, trata-se do espírito de um senhor morto após ser condenado por um homissídio violento. Os olhos vagos, aspecto magro e cabelo ralo sobre a face, dão luz ao sofrimento e situação miserável de Kawazu, despertando nos espectadores um sentimento triste e doloroso.
Ki-rin: Aos machos dão-se o nome de Ki e às fêmeas rin. Depois do dragão de Hou-uo, a besta da prosperidade Ki-rin é a criatura espiritual mais adorada. Ki-rin tem o tamanho de um veado, mas possui membros de cavalo e cauda de boi. Sua cabeça assemelha-se a de um lobo, na cabeça do macho, encontra-se um chifre. O Ki-rin representa a paz e a prosperidade, pois pode viver até 2.000 anos. O Ki-rin tem muito apreço pela natureza, sendo incapaz de fazer mau aos animais ou plantas. Entretanto, para se proteger, o Ki-rin transforma-se em um ser arisco e lança chamas pela boca. Encontram-se Ki-rin nos paises cujos o reinados prezam pela benevolência.
Magoi: Magoi são as carpas pretas. Geralmente a Magoi é estampada saltando o rio. Existem ainda as variações Tetsu Magoi, Asagi Magoi e Doro Magoi.
Nishikigoi : Nishikigoi é uma carpa colorida, muitas vezes considerada o Rei dos Peixes e o mais belo peixe de água doce. A Nishikigoi recompensa seu dono e sua família com sorte. Estas carpas vivem por muito tempo, em média setenta anos e são qualificadas pelos padrões de beleza de seus coloridos.
Onryo : Considerados espíritos e fantasmas, são muitas vezes são representantes da vingança. Tais espíritos são tidos como Deuses, pois acredita-se que após a morte, a alma transforma-se em um Deus.
Ouryu: Destina-se o nome de Ouryu, ou Peixe Sagrado, à um dragão com asas de fogo. Passados 500 anos de existência, o cria chifres sendo nomeado Kakuryu. 2.000 anos depois o então Kakuryu transforma-se em Ouryu. Segundo descrções, os imperadores solicitavam boas ações, realizadas por Ouryu.
Peixe-dragão : Acredita-se que alguns dragões nasceram como carpas, que após a subida do rio, saltando com muita habilidade, transformaram-se em peixes-dragão. Na Cina, quando uma empresa atinge o sucessos, usa-se o ditado "A carpa atravessou o portal do dragão".
Ryunyo: Esta máscara tem o objetivo de retratar a vontade de uma mãe que ama seus filhos. Ryunyo é usada durante a narrativa da história de uma mergulhadora; nesta história, tenta recuperar uma jóia valiosa roubara do Palácio do Rei Dragão, para que seus filhos obtenham sucesso durante a vida. Para a proteção de sua jóia, dos tubarões e dragões protetores, durante sua fuga, a mulher usa um punhal para abrir seu próprio peito e guardar a jóia em seu corpo. A ryunyo é utilizada no momento em que a mulher dança após se transformar em um dragão fêmea e é levada ao Nirvana. Seu cabelo é trançado em sua testa, retratando assim, um dragão fêmea que surgiu do mar.
Sakura: As Sakuras são as flores de cerejeiras. O povo japonês aprecia a muito a queda sutil da pequena pétala de cerejeira e relacionam a vida que floresce e como as flores, caem. A Sakura representa também o amor no idioma das ervas chinês e a feminilidade, relacionando-se também com a sexualidade. A Sakura é um simbolo frequentemente obeservado na arte japonesa tradicional, como consequencia estas imagens foram reafirmadas nas tatuagens orientais. No Bushido, o código dos samurais têm a Sakura como emblema.
Samurais: Os soldados da aristocracia japonesa suergiram entre 1100 e 1867. As principais características dos samurais eram a disciplina, lealdade e habilidade com a espada, ou katana. Durante aproximadamente oito séculos, os samurais tiveram muito estatus na sociedade, pois seguram o bushido, conhecido como o caminho do guerreiro. Para os samurais, era melhor morrer com honra do que viver com desonra. Uma faca chamada tatnto, era usada para cometor o Seppuku, ou suicídio honrado. O Samurai japonês seguia alguns mandamentos por sua vida. Enman, ou harmonia, toda a cultura do Japão é harmoniosa e equlibrada, sendo a harmonia e equilíbrio também uma característica dos guerreiros; Giri, ou obrigação, relacionado ao dever e a justiça; Gisei, ou sacrfício, exige dedicação ao trabalho, mesmo longe da família; Gaman, ou tolerância, exigia que o Samurai fosse resistente e tolerante; Gambaru, ou esforço, mantinha os Samurais firmes em suas jornadas. Kaizen, ou constante melhoria, permitia ao guerreiro Samurai buscar sempre a perfeição; Mu, ou desapego, praticado pelo Budismo, o desprendimento deve ser uma das características do Samurai; Caráter, esta característica deve ser entendida como o engrandecimento do Samurai a partir de seu trabalho; Ude, ou habilidades ocultas, o Samurai deve ser discreto e reservado, não expondo-se, sendo seus conhecimentos aplicados na altura correta; Mushin, ou atitude mental, a partir do auto-conhecimento, que gera a auto-confiança possibilita segurança nas decisões em períodos difíceis; Amae, ou confiança, pressupõem-se sempre que os outros indivíduos são pessoas benevolentes, baseando os relacionamentos na confiança mútua; Haragei, ou intuição, os instintos dos Samurais são umas de suas características mais importantes, o guerreiro ser disciplinado, atento e táctico para atender ao Haragei; O Ken, ou visão, prevendo o futuro, clara e significativamente, o Samurai podia visualizar com mais clareza suas opções; O Kan, ou conhecimento permitia o contexto e seus por menores, predispondo à decisões corretas.
Shen-lung: Dragão criador do vento e da chuva, considerado um dragão espiritual celeste, mastro das tormentas. O Shen-Lung é o dragão espiritual de cinco garras, é benevolente e conhecido como o pulmão imperial.
Tien-lung: Dragão responsável pela proteção dos palácios dos deuses, considerado um dragão celestial, guarda os que suportam o firmamento.
Ti-lung : Trata-se do dragão da terra e dos rios, é o controlador das águas do planeta. No outono o Ti-lung vive no mar e na primavera, habita os céus.
Toukou : Cruzando as características de uma raposa e um cachorro, o Toukou, também conhecida como Besta Sagrada, apesar de seu aspecto um tanto agressivo, chora semelhante a um pássaro. O Toukou é dotado de uma grande cauda e dois chifres.
Usagi : Usagi são os coelhos, representam a feminilidade e possuem um alto nível esperitual. Usagi Yojimbo é uma de livros cômicos. A saga do coelho samurai Usagi Yojimbo se passa no período edo, na terra do sol nascente. Os livros contam a história de Miyamoto Musashi.
Yamanba : Apesar de Yamanba siginificar montanha ou bruxa e mater um semblante mau e agressivo, a máscara representa no teatro Nô, um duende benevolente, que habita as montanhas, tornando-se símbolo das montanhas ninfas.
Yase-Onna : Representando uma senhora ciumenta e rancorosa (da-se o nome de "Ryō-no-onna" às máscaras com tais características), Yase-onna não atingiu ao Nirvando, o que a levou a tornar-se uma fantasma. Para representar a fragilidade das senhoras, a máscara tem o olhar vago e aspecto magro.
Yaseotoko: Capaz de retratar a face desesperadora de um homem que acumula sofrimentos diversos, a máscara Yase-otoko apresenta a coloração da pele muito pálidade e assutadora, outra característica é o bigode e sobrancelhas bem finos. sua boca apresenta-se quase fechada, seus olhos têem anéis de metal com forte brilho e tinta vermelha ao redor, procurando causar no espectador um grande rancor. Durante a éra Muromachi, um criador de máscaras, denominado Himi, ficou conhecido por criar máscaras com a sombra da morte sobre seu rosto, assim como Yase-otoko.
Peônia: Uma erva perene a flor da peônia representa a “Sinceridade”
Borboletas: A Borboleta significa transparencia, transformação. Para termos consciencia e compreendermos nossos sonhos (e para quem acredita, viagens astrais). Obtermos inspiração e transformarmos momentos dificeis em momentos de crescimento e evolução. Evocada para obtermos ajuda no nosso desenvolvimento espiritual, buscar a transcendência e transformação, liberdade e novas etapas, ir para dentro e transformar-se, clareza mental para encontrar o proximo passo.
domingo, 24 de janeiro de 2010
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